Emissão Renascença | Ouvir Online

Separatistas vão entregar caixas negras de avião que caiu na Ucrânia

21 jul, 2014

Um comboio com os corpos das vítimas deixou esta segunda-feira à tarde a cidade de Torez. Obama pressiona a Rússia.

Separatistas vão entregar caixas negras de avião que caiu na Ucrânia

Os separatistas pró-russos vão entregar esta segunda-feira as caixas negras do avião que caiu no Leste da Ucrânia. A informação foi avançada à agência Reuters por Sergei Kavtaradze, do movimento Povo da República de Donetsk.

De acordo com a mesma fonte, as caixas negras do avião da Malaysia Airlines vão ser entregues a peritos malaios.

A queda de um Boeing 777 das linhas aéreas da Malásia no Leste da Ucrânia, na quinta-feira, provocou 298 mortos. Os Estados Unidos dizem que foi abatido por um missil, provavelmente disparado pelos separatistas apoiados pela Rússia.

Comboio com corpos deixa Torez
Um comboio com os corpos das vítimas do avião da malásia deixou esta segunda-feira à tarde a cidade de Torez.

Quatro dias após o trágico fim do voo MH-17, os restos mortais deixam assim a zona controlada pelos separatistas com destino à cidade de Kharkiv. Dali irão depois ser transportados para a Holanda.

No local dos destroços continuaram as dificuldades no acesso por parte dos investigadores internacionais, uma situação que levou esta segunda-feira o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a dirigir-se à Rússia e a Vladimir Putin.

“A Rússia e Presidente Putin têm a responsabilidade directa em obrigar os separatistas a cooperarem com as investigações. O Presidente Putin disse que apoia uma investigação justa e completa, eu aprecio estas palavras, mas têm de passar à acção. A responsabilidade está agora do lado russo, devem insistir junto dos separatistas para que não alterem as provas e garantam que os investigadores têm acesso imediato e livre ao local dos destroços”, apelou Obama.

O Presidente norte-americano questionou ainda o que receiam os separatistas, que os leva a tentar impedir o acesso livre dos investigadores ao local da queda do avião.