Emissão Renascença | Ouvir Online

Governo búlgaro deixa cair quarto maior banco do país

12 jul, 2014

Ainda assim, o Estado vai ter de levar a cabo um resgate na ordem dos mil milhões de euros e fazer disparar o défice do país.

Faliu o quarto maior banco da Bulgária, o Corpbank, depois do Governo de Sofia ter decidido não salvar a instituição financeira.

Alegações de corrupção visando o presidente do banco levaram a uma corrida aos depósitos. Os búlgaros levantaram mil milhões de Levs, a moeda local, cerca de 500 milhões de euros.

Depois do pânico entre os depositantes, o Corpbank viu a sua licença bancária revogada, e uma auditoria comprovou dezenas de irregularidades incompatíveis com a lei e as boas práticas financeiras. De acordo com a auditoria, o principal accionista do banco búlgaro, Tsvetan Vassilev, terá roubado mais de 100 milhões de euros antes de o banco ser obrigado a cessar actividade.

O Governo da Bulgária assegura que vai resgatar os activos saudáveis detidos pelo Corpbank, mas vai deixar falir o banco, protegendo apenas os clientes que lá tinham o seu dinheiro.

Em Março, os depósitos estavam contabilizados em três mil milhões de euros, dinheiro que não se sabe ainda se a venda dos activos vai cobrir na totalidade.

O ministro das Finanças búlgaro admite que vai ter de recorrer aos cofres do Estado para salvar a situação. Pelas contas do Estado, será necessário um resgate de mil milhões de euros, que vai quase duplicar o défice do país, que deveria fechar 2014 bem abaixo dos 3%, como um dos bons alunos da União Europeia.

Este caso leva a agência Reuters a escrever que, por estes dias se vai vendo como o sistema financeiro europeu continua longe de estar sólido, na ressaca da crise das dívidas soberanas.