Emissão Renascença | Ouvir Online

“Juro”. Felipe VI presta juramento perante as cortes gerais

19 jun, 2014

Príncipe, de 46 anos, chega ao trono. Torna-se no 21º rei de Espanha.

“Juro”. Felipe VI presta juramento perante as cortes gerais
Felipe VI prestou juramento durante uma sessão histórica conjunta das duas câmaras das Cortes Gerais espanholas. "Juro desempenhar fielmente as minhas funções, guardar e fazer guardar a Constituição e as leis e respeitar os direitos dos cidadãos e das comunidades autónomas", declarou.

Ao contrário do que aconteceu durante o juramento de Juan Carlos, que jurou com a mão sob uma bíblia e ao lado de um crucifixo, não há qualquer símbolo religioso na cerimónia de proclamação de Felipe VI.

"As cortes gerais acabam de receber o juramento. Em cumprimento da consttuição fica proclamado rei de Espanha don Felipe de Borbon e Grecia, que governara como rei Felipe VI. Via o rei, Viva Espanha", anunciou Jesus Posada, presidente do Congresso de Deputados, após o juramento e antes de ser tocado o hino nacional espanhol.

O Príncipe, de 46 anos, chega ao trono e torna-se no 21º rei de Espanha.

Em Espanha, um novo rei não é nem coroado nem entronizado, tendo que, em vez disso, prestar juramento e ser proclamado, com a Constituição a determinar que a Coroa é hereditária nos sucessores de Juan Carlos I de Borbón.

O centro da cidade de Madrid acordou esta quinta-feira com uma forte presença policial, trânsito condicionado em várias artérias e muitas bandeiras espanholas, tanto na rua como em janelas, para celebrar a proclamação do rei Felipe VI. A comunidade vive um feriado, pelo dia de Corpus Christi, o que reduziu consideravelmente o trânsito.

Para este dia foi montado um dispositivo com mais de sete mil agentes da polícia, entre os quais se conta equipas antimotim, de desminagem, franco-atiradores, peritos em terrorismo e especialistas em subsolo.