Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais de 1800 imigrantes resgatados entre ontem e hoje

15 jun, 2014

A Itália continua a ser o país mais procurado pelos imigrantes para chegarem à Europa.

As autoridades marítimas italianas socorreram este sábado 1.812 imigrantes em águas do estreito da Sicília, informou este domingo a Marinha italiana em comunicado.

Os trabalhos de resgate duraram toda a noite e foram levados a cabo por navios italianos integrados no dispositivo de salvamento em alto mar, "Mare Nostrum".

Ainda durante o dia de sábado, advertidos por um avião português pertencente ao dispositivo europeu da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados Membros da União Europeia (Frontex), a Marinha socorreu a mais 288 imigrantes, que foram transportados para o porto de Reggio Calabria.

A ilha italiana da Sicília é, actualmente, a que recebe mais imigrantes por parte das forças marítimas que, depois de socorrerem os indocumentados em alto mar, os transportam para território italiano.

A última chegada de imigrantes à Sicília aconteceu este domingo, quando um navio da Marinha desembarcou em Palermo 777 imigrantes que tinham naufragado nos últimos dias quando tentavam atingir terra europeia a partir do norte de África.

A Marinha está ainda à procura dos corpos dos cerca de 50 desaparecidos neste naufrágio a 40 milhas da costa da Líbia, já que, segundo indicaram os sobreviventes, na embarcação viajavam 98 pessoas no momento do incidente.

Segundo os órgãos de comunicação locais, a Sicília já recebeu este ano 39.000 imigrantes, 97% dos quais ilegais.