Tempo
|

A sucessão real "acabará por unir Espanha", diz D. Duarte Pio

02 jun, 2014 • José Carlos Silva

O pretendente ao trono português falou com a Renascença desde Estocolmo. Já Cavaco Silva enviou uma mensagem a Juan Carlos, após o anúncio da abdicação, desejando felicidades ao rei.

A sucessão real "acabará por unir Espanha", diz D. Duarte Pio

O pretendente ao trono de Portugal, Duarte Pio de Bragança, acredita que a sucessão real em Espanha acabará por unir o país.

Em declarações à Renascença, feitas a partir de Estocolmo, D. Duarte aponta o exemplo da Catalunha. Os contactos que mantém com a região permitem-lhe afirmar que as autoridades autonómicas vêem em Filipe o que não vêem em Juan Carlos: “Tenho ouvido dirigentes políticos catalães, quase todos, a dizer que gostam mais do príncipe Filipe do que do rei, porque ele compreende melhor a situação. Há muitos catalães que querem a independência, mas querem-no mantendo a monarquia mantendo o rei da Catalunha, um pouco como a rainha de Inglaterra é rainha da Escócia e do Canadá".

Para o herdeiro dos Bragança, a sucessão "pode ajudar a manter a unidade da Espanha, visto que as antipatias que pode haver nalgumas regiões em relação ao rei não têm razão de ser em relação ao príncipe Filipe”. 

è convicção generalizada que a sucessão não afectará os laços de Espanha com Portugal, mas a verdae é que, com a saída de cena de Juan Carlos, um amigo de Portugal, fica um Filipe VI com poucas afinidades com o nosso país.
 
“Há, de facto, uma ligação muito íntima do rei Juan Carlos com muitos portugueses e com o povo português, em geral. O príncipe Filipe não tem essa intimidade com Portugal, embora tenha vindo cá bastantes vezes e tenha tentado, até, ficar a conhecer o povo português. De algum modo, o rei Juan Carlos é um conhecedor mais profundo de Portugal do que o príncipe Filipe”, explica D. Duarte.

Cavaco deseja felicidades a Juan Carlos
O Presidente da República manifestou,esta segunda-feira, "o profundo reconhecimento de Portugal" pelo empenho do rei de Espanha no reforço das relações entre os dois países, desejando-lhe as "maiores felicidades" na "nova etapa de um admirável percurso de vida".

Numa mensagem enviada pelo chefe de Estado português ao rei de Espanha, Aníbal Cavaco Silva lembra "o apreço e a estima particular" que Juan Carlos sempre manifestou pelos portugueses e as diversas visitas que efectuou a Portugal.

"Quero, nesta ocasião, sublinhar a vossa majestade o profundo reconhecimento de Portugal pelo seu empenho pessoal no reforço das relações entre os nossos dois países, um relacionamento assente nos históricos laços de amizade que unem os nossos povos", lê-se na mensagem divulgada no site da Presidência da República.

A última vez que Cavaco Silva esteve com o rei de Espanha foi a 24 de Maio, no Estádio da Luz, em Lisboa, onde assistiram à final da Liga dos Campeões.