Tempo
|

Eurocépticos lideram em Inglaterra, extrema-direita cai na Holanda

22 mai, 2014

Dois países dos 28 já votaram. A extrema-direita esperava melhor resultado na Holanda e o Governo inglês levou um sério “cartão amarelo”.

Na Holanda e em Inglaterra já se votou para as eleições europeias esta quinta-feira. A extrema-direita ficou em terceiro nos Países Baixos e os eurocépticos lideram no Reino Unido.

A extrema-direita, do Partido da Liberdade (PVV), de Geert Wilders, não atingiu o objectivo pretendido – a vitória – mas terá ficado em quarto lugar depois de ter liderado as sondagens nos últimos dois meses.

A sondagem da IPSOS, para a televisão pública, aponta ao PVV 12,2%, atrás de três partidos pró-europeus.

Geert Wilders culpou a grande abstenção para o mau resultado do seu partido.

Já na Inglaterra a vitória sorriu aos eurocépticos do UKIP, que quer a saída da União Europeia e controlos mais apertados da imigração. Os conservadores, do primeiro-ministro David Cameron levam um “cartão amarelo” e ficam em terceiro lugar ultrapassados pelos Trabalhistas.

Se se confirmar este resultado, aumenta a pressão sobre Cameron, que prometeu um referendo à permanência entre os “28” para 2017.

Os 28 países da União Europeia vão a votos até domingo. São cerca de 388 milhões de eleitores que vão escolher 751 deputados.