Tempo
|

Ucrânia exige à Rússia que retire as suas tropas da fronteira

24 abr, 2014

Presidente deixou o alerta numa mensagem ao país numa altura em que a tensão com Moscovo voltou a subir.

Ucrânia exige à Rússia que retire as suas tropas da fronteira

O Presidente interino da Ucrânia, Oleksander Turchinov, já exigiu que a Rússia retire as suas tropas da zona de fronteira e pare de interferir com questões internas do país.

O aviso foi feito numa breve comunicação ao país, numa altura em que a tensão volta a subir. Moscovo estará a realizar exercícios militares perto da fronteira com a Ucrânia.

Pelo menos cinco rebeldes pró-russos morreram e um soldado ucraniano ficou ferido, durante a operação do Governo para retomar o controlo da cidade de Slaviansk, controlada pelos separatistas, disse o Ministério do Interior ucraniano.

"Durante os confrontos, pelo menos cinco terroristas foram eliminados. Um soldado ficou ferido" nas fileiras das forças ucranianas, indicou o ministério, num comunicado.

Três barreiras de controlo, erguidas pelos separatistas à entrada da cidade, "foram destruídas", de acordo com o mesmo comunicado.

O recurso ao exército pelas autoridades ucranianas pró-europeias contra a população no leste do país é "um crime grave", que terá consequências, advertiu o Presidente russo, Vladimir Putin.

"Se o actual regime em Kiev começou, de facto, a usar o exército contra a população ucraniana, é um crime muito grave contra o povo", declarou.

"É uma operação de repressão que terá consequências para as pessoas que tomam estas decisões, em particular, no que se refere às relações intergovernamentais", advertiu.