Tempo
|

Buscas terminam na montanha mais alta do mundo

20 abr, 2014

Três alpinistas continuam desaparecidos no monte Evereste.

Buscas terminam na montanha mais alta do mundo

Terminaram as buscas para tentar encontrar os três guias nepaleses desaparecidos numa avalanche no monte Evereste, nos Himalaias.

“Demos por terminadas as operações de busca. Não é possível encontrar as três pessoas desaparecidas, vivas ou mortas”, afirmou Lakpa Sherpa, da Operação de Socorro dos Himalaias.

Pelo menos 13 pessoas, todos guias nepaleses sherpas, morreram em resultado da avalancha ocorrida na sexta-feira, na face Sul do Evereste.

Os sherpas preparavam a escalada de um grupo de alpinistas estrangeiros, quando foram surpreendidos por uma torrente de neve e blocos de gelo entre a base da montanha e o campo 1.

A avalancha atingiu a rota mais usada pelos alpinistas que se aventuram na montanha mais alta do mundo, com oito mil e 848 metros.

Este é o incidente mais grave nos Himalaias nos últimos oito anos.

A época de escalada está agora a começar. Mais de 400 alpinistas já subiram ao cume do Evereste desde Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay Sherpa, os primeiros a lá chegar, em 1953. A rota utilizada pelos pioneiros foi a que foi hoje atingida pela avalancha.

Até hoje, morreram no Evereste, que fica na fronteira entre o Nepal e a região chinesa do Tibete, perto de 250 pessoas. O Nepal tem oito das 14 montanhas mais altas do mundo.