Emissão Renascença | Ouvir Online

Putin saúda escolha de novo secretário-geral da NATO

19 abr, 2014

As relações entre a Rússia e a organização ocidental têm estado muito tensas por causa da Ucrânia. Putin acredita que podem melhorar, mas diz que isso depende da NATO.

Putin saúda escolha de novo secretário-geral da NATO
O presidente da Rússia saudou esta manhã a escolha do novo secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, ex-primeiro-ministro da Noruega.

Vladimir Putin diz tratar-se de um homem que conhece bem: “Temos boas relações, incluindo relações pessoais. É um homem muito sério e responsável. Mas vamos ver como se desenvolvem as relações no seu novo cargo”, afirmou.

As relações entre a Rússia e a NATO estão no seu ponto mais tenso desde o fim da guerra fria, por causa da situação de conflito da Ucrânia que já se arrasta há meses.

Depois de protestos em Kiev que derrubaram um governo pró-russo a Crimeia, cuja maioria da população é etnia russa, separou-se da Ucrânia e uniu-se à Rússia. Actualmente há muitas dificuldades nas regiões no leste da Ucrânia, onde algumas cidades e vários edifícios estratégicos estão nas mãos de rebeldes pró-russos.

Apesar disto, Vladimir Putin acredita que as relações entre os dois blocos podem melhorar, mas coloca a responsabilidade do lado do ocidente: “Isso não depende de nós, ou melhor, não depende só de nós. Depende dos nossos parceiros”, afirmou Vladimir Putin.

Jens Stoltenberg entra para o novo cargo em Outubro.