Tempo
|

Acordo para reduzir tensão na Ucrânia

17 abr, 2014

Declaração de Genebra inclui o desarmamento de "grupos armados ilegais" em todas as regiões da Ucrânia e a evacuação dos edifícios ocupados.

Acordo para reduzir tensão na Ucrânia

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, anunciou que foi alcançado um acordo com a Ucrânia, os Estados Unidos e a União Europeia para reduzir o nível de tensão.

"Adoptámos um documento, a declaração de Genebra de 17 de Abril, em que acordamos sobre dar imediatamente os primeiros passos para uma redução da tensão", disse Lavrov, em conferência de imprensa, após uma maratona de meio dia de conversações em Genebra.

O acordo obtido com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Andrii Dechtchitsa, e a alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Catherine Ashton, inclui o desarmamento de "grupos armados ilegais" em todas as regiões da Ucrânia e a evacuação dos edifícios ocupados, precisou.

Foi também acordada uma amnistia para os envolvidos nos incidentes das ultimas semanas. O objectivo é acalmar a escalada de tensão na Ucrânia.