Emissão Renascença | Ouvir Online

Berlusconi vai cumprir pena num centro de idosos

15 abr, 2014

Antigo primeiro-ministro italiano foi condenado a um ano por fraude fiscal.

O Tribunal de Execução de Penas de Milão condenou Silvio Berlusconi a uma pena de um ano de serviço comunitário num centro de idosos, por fraude fiscal.

Sabia-se que não iria cumprir pena de prisão efectiva, por ter mais de 70 anos, mas arriscava cumprir prisão domiciliária. Contudo, o tribunal italiano decidiu, esta terça-feira, comutar a pena em trabalho comunitário.

Escapou à prisão domiciliária, um regime que o obrigaria a estar fechado em casa durante dez meses, mas o tribunal decretou restrições. Berlusconi, antes afastado do Senado e proibido de se candidatar a eleições por seis anos no âmbito de outro processo judicial, terá também a partir de agora os seus movimentos limitados: está obrigado a permanecer na Lombardia, região de que Milão é a capital, e necessita de autorização especial para viajar para Roma para trabalho político.

O ex-primeiro-ministro, de 77 anos, que se mantém como principal figura do partido oposicionista Forza Itália, lidera a campanha do partido para as eleições europeias de Maio.

Esta foi uma vitória para os advogados que defendiam que a pena fosse cumprida através do serviço cívico: estando obrigado a estar diariamente em casa entre as 23h00 e as 6h00, mas podendo dedicar apenas um dia por semana à tarefa escolhida pelos juízes. No resto do tempo, a pessoa condenada pode dedicar-se à sua profissão habitual.

O antigo governante tinha sido condenado a quatro anos de prisão, que em 2006, graças a uma lei do indulto, já tinham sido reduzidos a um ano.