Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais de uma dezena de portugueses referenciados por ligações terroristas

05 abr, 2014

De acordo com o relatório anual de segurança interna deste ano, há já referência à presença de portugueses na “jihad” que actua na Síria e no Mali. Judiciária teve 62 alertas de terrorismo.

Mais de uma dezena de cidadãos portugueses está referenciada por ligações ao terrorismo na Síria, há registo de duas detenções e os suspeitos estão a ser investigados pelos serviços secretos.

Novos dados revelados este sábado pelo semanário “Expresso” dão conta das duas detenções de cidadãos portugueses com ligações a práticas terroristas.

O SIRP - Sistema de Informações  da República - indica que alguns têm estatuto de residência temporária em outros países europeus, mas mantêm ligações sociais e familiares a Portugal.

O jornal diz ainda que cinco portugueses, com origem na Índia e no Paquistão, fazem parte de um grupo de 40 extremistas islâmicos de várias nacionalidades com base em Londres e no sul da Turquia. Estes jovens, bem como as suas mulheres, que são de outras nacionalidades, estão na mira das secretas portuguesas há já alguns meses.

Segundo revela o “Expresso” uma das detenções foi feita em Janeiro de 2013 a um cidadão português a caminho do aeroporto londrino de Gatwick por suspeita de preparar actos terroristas, mas foi depois libertado e continua a ser investigado.

Outra detenção ocorreu no Verão no norte da Somália a um outro cidadão de origem portuguesa, suspeito de pertencer a um grupo da Al-Qaeda.

De acordo com o relatório anual de segurança interna deste ano, há já referência à presença de portugueses na “jihad” que actua na Síria e no Mali. A Polícia Judiciária teve 62 alertas de terrorismo, sendo 52 pedidos de auxílio às nossas autoridades foram feitos pela Europol e outros 10 pela Interpol.