Tempo
|

Egipto terá eleições presidenciais a 26 e 27 de Maio

30 mar, 2014

Abdel Fattah al-Sissi, líder da perseguição aos apoiantes de Morsi, é o favorito.

Egipto terá eleições presidenciais a 26 e 27 de Maio

O Egipto terá eleições presidenciais a 26 e 27 de Maio, anunciou este domingo a Comissão Eleitoral, quase nove meses após a destituição pelo exército do Presidente islamita Mohamed Morsi.

O homem forte do Egipto, Abdel Fattah al-Sissi, que esteve à frente do poderoso exército que destituiu a 3 de Julho o único chefe de Estado eleito democraticamente no país, anunciou na semana passada que será candidato.

Os especialistas prevêem que al-Sissi seja eleito com uma boa votação, já que a perseguição que empreendeu contra os apoiantes de Morsi, incluindo a Irmandade Muçulmana, valeu-lhe muita popularidade. Desde Julho, já foram mortos mais de 1.400 egípcios pró-Morsi.

Se não vencer à primeira volta, al-Sissi terá de disputar a segunda volta a 16 e 17 de Junho. Al-Sissi deixou, na passada quarta-feira, o exército e as funções de vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa para se candidatar à presidência.

Abdel Fattah al-Sissi terá como adversário o líder da oposição de esquerda, Hamdeen Sabbahi, o único outro candidato já anunciado. Segundo a generalidade dos analistas, Sabbahi não terá um apoio significativo.