Emissão Renascença | Ouvir Online

Autoridades ocupam favelas no Rio de Janeiro

30 mar, 2014

Com 130 mil habitantes, o conjunto de favelas está numa zona estratégica que será atravessada por milhares de turistas durante o Mundial.

Autoridades ocupam favelas no Rio de Janeiro
A polícia e o Exército do Rio de Janeiro começaram este domingo a ocupar o enorme conjunto de favelas do Complexo da Maré, no norte da cidade, nas imediações do aeroporto Tom Jobim.

Nesta operação, que ocorre a 74 dias do início do Mundial de Futebol, participam mais de 1.100 homens de Batalhões especializados da Polícia militar.

O complexo da Maré é um bastião do tráfico de droga e é considerado como um dos locais mais perigosos da cidade do Rio de Janeiro.

Com 130 mil habitantes, o conjunto de favelas está numa zona estratégica que será atravessada por milhares de turistas durante o Mundial, a poucos quilómetros do aeroporto internacional do Galeão, o aeroporto Tom Jobim.

A ocupação do Complexo da Maré faz parte do processo conhecido como de “pacificação”, desencadeado em 2008 com a instalação dezenas de unidades de Polícia Pacificadora em 174 favelas, com o objectivo de capturar apanhar os traficantes de droga.

Desde o início do ano, oito polícias foram mortos nestas unidades que têm sido regularmente atacadas nas últimas semanas alegadamente pelos traficantes de droga.