Emissão Renascença | Ouvir Online

Inglaterra

Lisboa vai "fazer tudo" para juntar filhos retirados aos pais portugueses

26 mar, 2014

Casal já esteve preso por ser acusado de planear o rapto dos cinco filhos, depois de dois terem sido entregues para adopção.

O Governo vai "fazer tudo" para reunir os cinco filhos de um casal de emigrantes portugueses, retirados pela justiça britânica por suspeita de maus-tratos, disse o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário.

O casal de emigrantes - Carla e José Pedro, residentes em Grantham, Inglaterra - reuniram-se na terça-feira com o adido social da embaixada portuguesa em Londres, uma advogada e uma activista de uma organização não-governamental que tem apoiado o casal na campanha para reaver os cinco filhos, que lhe foram retirados pelas autoridades há cerca de um ano.

Desse encontro, "resultou uma concordância muito grande quanto à necessidade de se fazerem todos os esforços possíveis para manter as crianças juntas", afirmou esta quarta-feira aos jornalistas José Cesário.

Actualmente, as crianças estão separadas: o rapaz de 14 anos está com uma família de acolhimento, a filha de 13 anos está com outra família, juntamente com os irmãos de três e cinco anos e, finalmente, a rapariga de sete anos está com outra família de acolhimento. Os dois mais novos deverão ser colocados para adopção, segundo ordem do Tribunal de Família.

O casal foi detido no início desta semana por ser suspeito de conspiração para raptar as crianças, actualmente aos cuidados dos serviços sociais britânicos. Tinham sido retirados em Abril do ano passado pelas autoridades na sequência da denúncia do rapaz mais velho que sofre de hiperactividade e atraso mental, de que o pai lhe tinha batido. Mais tarde a criança disse que tinha mentido.

Os serviços sociais britânicos acusaram os pais, sob o argumento de “um risco futuro de dano emocional”. 

Carla e José Pedro foram libertados sob caução, enquanto as autoridades prosseguem as investigações, devendo apresentar-se novamente à polícia a 21 de Maio.