Emissão Renascença | Ouvir Online

Governo brasileiro envia soldados para o Rio

25 mar, 2014

Decisão surge depois de uma onda de ataques a Unidades da Policia Pacificadora em favelas, que causou a morte de um agente na semana passada.

Governo brasileiro envia soldados para o Rio

O ministro da Justiça do Brasil anunciou esta segunda-feira o envio de tropas federais para o Rio de Janeiro "pelo tempo que for necessário", respondendo afirmativamente ao apelo do governo carioca após vários ataques a polícias.

O auxílio de agentes federais foi solicitado pelas autoridades do Rio de Janeiro na sequência uma onda de ataques a Unidades da Policia Pacificadora (UPP) em favelas, que causou a morte de um polícia na semana passada. 
 
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o governador carioca, Sérgio Cabral, e um comandante das Forças Armadas reuniram-se esta segunda-feira para determinar como seria prestado o auxílio federal e decidiram que os agentes ficarão no complexo de favelas da Maré, na zona norte da capital fluminense. 
 
Em conferência de imprensa, José Eduardo Cardozo não detalhou se as tropas federais que vão para o Rio de Janeiro serão do Exército ou da Força Nacional, formada por polícias militares de diferentes Estados, nem a quantidade de agentes que vão ser destacados. 
 
A comunidade de favelas da Maré, ainda não pacificada, é considerada estratégica por estar próxima de vias de acesso ao centro da cidade e ter mais de 100 mil habitantes, além da presença de criminosos.

O Rio de Janeiro recebe este ano o Campeonato do Mundo de Futebol, um dos principais eventos desportivos mundiais, que vai levar ao Brasil milhares de adeptos do "desporto rei".