Emissão Renascença | Ouvir Online

Adiada formação de Governo provisório na Ucrânia

25 fev, 2014

Partido do presidente deposto já se colocou à margem. Missão do executivo de transição é conduzir o país até às eleições de 25 de Maio.

Adiada formação de Governo provisório na Ucrânia
A formação de um governo de transição na Ucrânia foi adiada para quinta-feira, de modo a que haja mais consultas partidárias. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo presidente interino, Oleksander Turchynov, depois de uma manhã de negociações.

O objectivo inicial era constituir um governo de unidade nacional, mas o Partido das Regiões, do presidente deposto Viktor Yanukovich, não aceita participar. E a formação do executivo provisório estava prevista para hoje.

A missão do novo governo é conduzir o país até às eleições previstas para Maio. Muitos milhares de ucranianos permanecem concentrados na Praça da Independência mas agora reina a tranquilidade.

Entretanto, esta manhã, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, defendeu que a unidade do país tem que ser respeitada e exortou a Rússia a trabalhar de modo construtivo com a União Europeia para assegurar a manutenção de uma Ucrânia unida.

Antes, os Estados Unidos afirmaram não reconhecer Viktor Yanukovich como presidente da Ucrânia. O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, transmitiu a posição de Washington pouco depois de Moscovo considerar uma aberração que o Ocidente reconheça como legítimo um governo saído de uma revolução.