Tempo
|

Parlamento ucraniano dá posse a novo governador do banco central

24 fev, 2014

Rússia tem sérias dúvidas sobre a legitimidade de quem está agora no poder na Ucrânia depois da destituição do presidente Yanukovich.

O parlamento ucraniano deu posse a Stepan Kubiv, um deputado com experiencia na banca, como novo governador do banco central do país.

Um total de 310 dos 450 deputados do Parlamento apoiou, esta segunda-feira, a tomada de posse de Kubiv depois de o seu predecessor, Ihor Sorkin, ter resignado na sequência da destituição do presidente Viktor Yanukovich.

Já a Rússia, pela voz do primeiro-ministro disse que Moscovo tem sérias dúvidas sobre a legitimidade de quem está agora no poder na Ucrânia. Dimitry Medvedev diz mesmo que considera uma "aberração" o facto de alguns países terem reconhecido o novo poder.

Segundo as agências de notícias russas, o governante considera esta situação uma "ameaça" para os interesses e cidadãos russos. 

Durante o fim-de-semana, o Parlamento ucraniano declarou o presidente Viktor Yanukovich constitucionalmente incapaz de prosseguir os seus deveres, pelo que foi destituído e marcadas novas eleições para 25 de Maio.

A destituição de Yanukovich, que entretanto abandonou a capital, foi tomada por 328 votos a favor. Os representantes do Partido das Regiões, do presidente, abandonaram o hemiciclo.

O chefe de Estado “abandonou as suas responsabilidades constitucionais, o que coloca em risco o funcionamento do Estado, da soberania da Ucrânia e a sua integridade territorial”, justificou o recém-eleito presidente do Parlamento, Oleksander Turchynov.