Tempo
|

Televisão russa critica Yanukovich

23 fev, 2014

Situação ucraniana continua tensa.

Um jornalista da televisão estatal russa considerou que o presidente Viktor Yanukovich “traiu o seu povo ao fugir de Kiev”.

Os comentários de Dmitry Kiselyov no principal canal de televisão do país parecem indicar que Moscovo não estará com disposição de “fazer as pazes” com Kiev.

O mesmo jornalista criticou os Estados Unidos e a União Europeia sobre o alegado papel no apoio à sublevação na Ucrânia.

De recordar que nos últimos dias morreram, pelo menos, 75 pessoas e cerca de 200 ficaram feridas em Kiev em protestos contra o presidente Yanukovic.

O Parlamento ucraniano declarou o Presidente Viktor Yanukovich constitucionalmente incapaz de prosseguir os seus deveres, pelo que foi destituído e marcadas novas eleições para 25 de Maio.

A destituição de Viktor Yanukovich, que entretanto abandonou a capital, foi tomada por 328 votos a favor. Os representantes do Partido das Regiões, do Presidente, abandonaram o hemiciclo.

O chefe de Estado “abandonou as suas responsabilidades constitucionais, o que coloca em risco o funcionamento do Estado, da soberania da Ucrânia e a sua integridade territorial”, justificou o recém-eleito presidente do Parlamento, Oleksander Turchynov.