Emissão Renascença | Ouvir Online

Snowden é nomeado para o Nobel da Paz

29 jan, 2014

Comité do Prémio Nobel não confirma quem está nomeado, mas o prazo para serem apresentados candidatos é até dia 1 de Fevereiro.

Um antigo ministro norueguês nomeou antigo funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos para Nobel da Paz, afirmando que as acções de Edward Snowden contribuíram para “uma ordem mundial mais estável e pacífica”.

"Ele contribuiu para a revelação dos níveis extremos de vigilância de países contra outros países e sobre cidadãos", disse Baard Vegar Solhjell citado pela agência Reuters, acrescentando que a proposta foi enviada por carta para o Comité Nobel.

"Snowden permitiu que as pessoas soubessem o que se está a passar, provocando um debate público" disse ainda o antigo ministro socialista, sublinhando que se trata de "contributos fundamentais para a paz".

Na carta que foi enviada ao Comité Nobel norueguês, Solhjell, em conjunto com o socialista norueguês Snorre Valen, afirmam que não têm "necessariamente" de condenar ou apoiar as atitudes de Snowden, mas sim elogiar o ex-analista da NSA pelas revelações de natureza tecnológica e de vigilância moderna.

Os documentos revelados por Snowden em 2013 indicam a capacidade de vigilância sobre os cidadãos e instituições dos Estados Unidos em todo o mundo. O antigo funcionário da NSA vive actualmente na Rússia, sob a autorização de um visto temporário, mas pediu asilo a vários países, incluindo a Noruega, no verão passado.

O Comité do Prémio Nobel não confirma quem está nomeado, mas o prazo para serem apresentados candidatos é até dia 1 de Fevereiro.

Em 2013, o Nobel da Paz foi para Organização para a Proibição de Armas Químicas, encarregue pelo Conselho de Segurança da ONU de desmantelar o arsenal químico da Síria e as instalações ligadas a esse tipo de armas.