Emissão Renascença | Ouvir Online

Moçambique

Identificação dos corpos do acidente com o avião da LAM concluída até final do mês

22 jan, 2014

Em Novembro passado 33 pessoas morreram, incluindo sete cidadãos de nacionalidade portuguesa, quando um Embraer se despenhou na Namíbia, quando fazia a ligação Maputo-Luanda.

O Governo moçambicano recebeu informações da Namíbia de que a identificação dos corpos das vítimas do acidente de aviação das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) será concluída até finais deste mês.

Trinta e três pessoas morreram, incluindo sete cidadãos de nacionalidade portuguesa, em Novembro do ano passado, quando um Embraer da LAM se despenhou na Namíbia, quando fazia a ligação Maputo-Luanda.

Na semana passada o Instituto Nacional de Ciências Forenses da Namíbia (NFSI), indicou que apenas 16 corpos das vítimas do desastre aéreo foram identificados, faltando apurar a identidade de 17.

Em declarações esta quarta-feira à imprensa, o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Gabriel Muthisse, afirmou que as autoridades moçambicanas receberam da Namíbia indicações de que o processo de identificação dos corpos das vítimas do sinistro será concluído até finais do mês em curso.

Muthisse declarou que a demora na identificação dos corpos da tripulação e passageiros do Embraer resulta do carácter "muito pouco típico do acidente".

"O processo de identificação dos restos mortais das vítimas do acidente é um processo muito delicado, porque se trata de um acidente muito pouco típico em termos de danos físicos às vítimas", realçou Gabriel Mutisse.

Aguardam-se os resultados finais do inquérito que podem confirmar ou afastar a tese de suicídio do comandante, como razão do acidente.