Tempo
|

Secreta americana consegue aceder a computadores "offline"

15 jan, 2014

Jornal “New York Times” diz que a NSA tem o sistema operacional desde 2008.

Secreta americana consegue aceder a computadores "offline"

A Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla inglesa) consegue aceder a computadores mesmo sem que as máquinas estejam ligadas à internet, diz o jornal “New York Times”.

A notícia surge na véspera de o presidente norte-americano, Barack Obama, falar ao país sobre a polémica questão da vigilância electrónica.

O diário nova-iorquino diz que haverá cerca de 100 mil computadores em todo o mundo que têm implantado um software que permite à NSA aceder aos computadores e consultar, alterar ou apagar os dados, mas também criar auto-estradas virtuais para lançar ataques electrónicos.

O “New York Times” diz que a NSA tem este sistema operacional desde 2008. Além do software, os computadores em causa têm de estar equipados com um dispositivo de ondas de rádio, que terá de ser instalado por um espião ou pelo próprio fabricante.

Barack Obama deverá apresentar esta semana um importante discurso sobre a reforma do sistema norte-americano de vigilância electrónica, um tema que saltou para as primeiras páginas de todo o mundo na sequência das revelações feitas pelo antigo consultor da NSA, Edward Snowden, no Verão passado.