Tempo
|

PJ nega presença de polícias britânicos em Portugal a investigar caso Maddie

13 jan, 2014 • Celso Paiva Sol

A imprensa britânica diz que elementos da Scotland Yard estão em Portugal para interrogar suspeitos e que poderá haver detenções em breve.

A Polícia Judiciária desconhece a presença de polícias britânicos em Portugal que estejam a trabalhar no caso Maddie. Se isso fosse verdade, diz a PJ, teria obrigatoriamente que ter sido informada.

Contactada pela Renascença, fonte da Direcção Nacional da Judiciária desmente assim a notícia da televisão “Sky News”, segundo a qual há nesta altura elementos da Scotland Yard em Portugal para interrogar três suspeitos de envolvimento no desaparecimento da criança inglesa.

A mesma fonte garante que não houve nenhum pedido de autorização para a entrada de polícias estrangeiros em Portugal e que essa é uma competência que está delegada em exclusivo no Director Nacional da Judiciária.

Segundo a “Sky News”, representantes da Scotland Yard estão em Portugal para interrogar três homens que na altura do desaparecimento da menina inglesa estariam na mesma região e terão sido responsáveis por alguns assaltos a residências. Ao que tudo indica, os registos telefónicos dos três homens mostram que fizeram numerosas chamadas entre eles nessa noite.

Uma porta-voz da polícia confirma que foi enviada uma carta a solicitar a colaboração das autoridades portuguesas neste assunto, mas não revelou detalhes. A polícia inglesa não tem poderes para actuar sozinha em Portugal.

A criança inglesa, na altura com três anos, desapareceu do quarto de um aldeamento turístico na praia da Luz, no Algarve, em Maio de 2007, enquanto os pais jantavam com amigos num restaurante nas redondezas.