Emissão Renascença | Ouvir Online

Moçambique

Tropas tomam de assalto a casa do líder da Renamo

21 out, 2013

Afonso Dhlakama está bem, mas teve de fugir da sua residência devido à aproximação das tropas do Governo.

Forças militares de Moçambique terão tomado de assalto a casa do líder da oposição, Afonso Dhlakama, que terá fugido.

Desde sexta-feira que se assiste, em Moçambique, a uma escalada de tensão entre o Exército e as milícias afectas à Renamo - Resistência Nacional de Moçambique - no distrito da Gorongosa, no centro do país, onde Dhlakama está aquartelado.

O porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, disse à Renascença que Dlhakama está bem, mas mostrou-se preocupado com a situação no país uma vez que o líder do movimento oposicionista perdeu a capacidade de controlar as milícias.

“Ele já perdeu a capacidade de controlar os seus. Há um descontentamento generalizado em todo o país. Há reacções de todas as províncias, que pretendem tomar algumas atitudes. O Presidente continua a apelar à calma e nós lançámos um comunicado de imprensa também a apelar à calma”.

A agência Lusa dá conta de “intensos confrontos” entre a guarda da Renamo e o exército moçambicano.

O porta-voz do partido da oposição confirma que as tropas governamentais tomaram de assalto a residência de Dhlakama. “O que está a acontecer é que as tropas do Governo aproximaram-se cada vez mais da residência do presidente Dhlakama, disparando armamento pesado, canhões antiaéreos e ele decidiu sair da residência. As tropas governamentais assaltaram a sua residência”.