Emissão Renascença | Ouvir Online

Bandeira "tosca" e "não oficial" recebe Passos no México

16 out, 2013

Primeiro-ministro está de visita oficial ao país e discursou juntou a esta bandeira.

Bandeira "tosca" e "não oficial" recebe Passos no México
O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, de visita ao México, discursou junto a uma bandeira nacional diferente da oficial. Presente na cerimónia estava também o presidente mexicano Enrique Peña Nieto.
O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, de visita ao México, discursou junto a uma bandeira nacional diferente da oficial. Presente na cerimónia estava também o presidente mexicano Enrique Peña Nieto. "Trata-se de uma versão não oficial da bandeira da República Portuguesa, seguramente não executada em Portugal", diz Segismundo Pinto, do Instituto Português de Heráldica.

"Se repararmos bem, a esfera armilar assenta numa superfície branca - o que não acontece na versão oficial -, os castelos interiores não se apresentam nesta posição, as torres não estão voltadas para o centro do escudo, deveriam sofrer uma rotação de 90º e depois há a questão dos escudetes que são demasiado pequenos. Tudo me leva a crer que foi fabricada para desenrascar. Para evitar os recortes usaram a superfície branca e a esfera armilar está mal feita", acrescenta.

Segismundo Pinto não acredita que "o primeiro-ministro se fizesse acompanhar de uma versão tão tosca para uma cerimónia oficial".

Este elemento do Instituto Português de Heráldica acrescenta que "temos assistido nos últimos anos a casos destes, mas isso deve-se às pessoas que são encarregues de fazer a execução da bandeira". "Se calhar era uma boa sugestão fazer aos serviços oficiais do protocolo de Estado que, de facto, os governantes ou o Presidente da República se façam acompanhar de bandeiras".

Segismundo Pinto lembra, no entanto, que a organização normalmente fica entregue ao país visitado, o que deixa o visitante sujeito "a estas asneiras grandes".

Nesta deslocação ao México, um dos principais destinos das exportações portuguesas fora da União Europeia, Pedro Passos Coelho vai estar acompanhado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e pelos secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, e adjunto e da Economia, Leonardo Mathias.

Na quinta-feira, cerca das 14h00 locais (20:00), Passos Coelho seguirá do México para o Panamá, onde representará Portugal na XXIII Cimeira Ibero-Americana, juntamente com o Presidente da República, Cavaco Silva, nos dias 18 e 19 de Outubro.

[notícia actualizada às 23h15]