Tempo
|

Primeiro-ministro "taxista" perde eleições na Noruega

09 set, 2013

Direita chega ao poder. Jens Stoltenberg vai apresentar a demissão no próximo mês, após a apresentação do Orçamento para o próximo ano.

O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, que durante a campanha eleitoral foi notícia um pouco por todo o mundo por se ter feito passar por taxista, assumiu a derrota nas legislativas desta segunda-feira.

Stoltenberg anunciou que vai apresentar a demissão no próximo mês, após a apresentação do Orçamento para o próximo ano. 
 
"Conforme a tradição parlamentar norueguesa, vou apresentar a demissão do meu Governo após a apresentação do Orçamento, a 14 de Outubro, quando será claro que há uma base parlamentar para o novo Governo", afirmou o líder trabalhista, aos seus apoiantes.  
 
A oposição de direita, liderada pela conservadora Erna Solberg, ganhou esta segunda-feira as eleições legislativas norueguesas com pelo menos 54,7% dos votos quando estava apurados 52,6% dos resultados, cerca das 22h00 em Lisboa. 
 
Erna Solberg, que concorria contra Jens Stoltenberg, no poder desde 2005 e que liderava nestas eleições a coligação de centro-esquerda, reclamou, perante os seus apoiantes, uma "vitória eleitoral histórica".