Tempo
|

Flores, pombas brancas e orações por Mandela

25 jun, 2013

“Madiba”, como é carinhosamente tratado pelos sul-africanos, continua em estado crítico, de acordo com o mais recente boletim médico. Nos últimos seis meses esteve internado quatro vezes. 

Flores, pombas brancas e orações por Mandela

Centenas de pessoas têm passado pelo hospital de Pretória onde está internado Nelson Mandela, para prestar homenagem ao herói da luta contra o apartheid.

“Madiba”, como é carinhosamente tratado pelos sul-africanos, continua em estado crítico, de acordo com o mais recente boletim médico.

Sul-africanos de vários credos e raças têm rezado, deixado flores e mensagens de apoio junto ao hospital onde Mandela está internado há duas semanas, devido a uma infecção pulmonar.

Dezenas de pombas brancas foram libertadas esta terça-feira, por um grupo de empresários locais, em homenagem ao primeiro presidente negro da África do Sul.

Com o agravamento do estado de saúde de “Madiba”, de 94 anos, os sul-africanos mantêm a esperança na recuperação, mas também se começam a preparar-se para o pior cenário. Nos últimos seis meses, Mandela esteve internado quatro vezes. 

O presidente norte-americano desloca-se esta semana à África do Sul. O estado de saúde de Mandela não deve alterar a agenda de Barack Obama, disse o homólogo sul-africano Jacob Zuma.

O herói da luta contra o apartheid, carinhosamente conhecido por Madiba, está internado há duas semanas, num hospital de Pretória. Mandela, que em 1994 se tornou no primeiro presidente negro da África do Sul, comemora a 18 de Julho os 95 anos.

Desde Dezembro, foi hospitalizado quatro vezes, devido a uma infeção pulmonar recorrente.