Emissão Renascença | Ouvir Online

"Aumento dos transportes foi a gota de água" que indignou os brasileiros

15 jun, 2013 • João Pedro Vitória

Confrontos já provocaram dezenas de feridos e detidos. Movimentos cívicos “defendem que houve um acordar da população brasileira para a política".

As manifestações dos últimos no Brasil começaram por causa do preço dos transportes, mas os motivos são mais vastos, afirma a jornalista Amanda Banzoli, em entrevista à Renascença.

“O aumento do transporte foi mais uma gota de água para vários problemas sociais e económicos”, diz a repórter “freelancer”.

Segundo Amanda Banzoli, os movimentos cívicos “defendem que houve um acordar da população brasileira para a política. Principalmente no protesto de ontem [quinta-feira], as pessoas começaram a responder muito ao que eles viram como uma truculência da polícia”.

São Paulo e o Rio de Janeiro, as duas principais cidades brasileiras, estão a ser palco de confrontos entre a polícia e manifestantes. Contra o aumento do preço dos transportes, milhares de pessoas têm saído às ruas nos últimos dias.

Do frente a frente entre as autoridades e os manifestantes em São Paulo registaram-se mais de 50 feridos, sete deles são jornalistas do jornal “A Folha de São Paulo”. A polícia deteve já 250 pessoas.

O autarca de São Paulo já veio admitir que a polícia usou excesso de força e convidou os manifestantes para participarem numa reunião da autarquia na próxima terça-feira.

Também no Rio de Janeiro 137 pessoas ficaram feridas nos protestos.

Estes tumultos antecedem o início da Taça das Confederações, marcado para o próximo dia 15 de Junho.