|

Galiza dá mais peso à utilização da língua portuguesa na região

14 mai, 2013 • Matilde Torres Pereira [com José Carlos Silva]

Proposta de lei aprovada dá mais um passo para o ensino de português nas escolas galegas, o uso da língua nas instituições públicas e a transmissão da rádio e televisão nacionais do outro lado da fronteira.

O Parlamento da Galiza aprovou por unanimidade esta terça-feira a tomada em consideração da proposta de lei, de iniciativa popular, que pede um maior peso da língua portuguesa na região autónoma espanhola.

Mais de 17 mil galegos assinaram a petição por mais “acesso à riqueza da língua portuguesa”, segundo disse à Renascença um dos promotores da “Iniciativa Paz Andrade”, Xosé Carlos Morell.

A iniciativa agora aprovada coloca em consideração o ensino de português nas escolas galegas e o maior aproveitamento da nossa língua nas instituições públicas da Galiza, além da transmissão dos canais de TDT (Televisão Digital Terrestre) portugueses nas televisões galegas e ainda o acesso às frequências rádio nacionais do outro lado da fronteira.

Não há ainda calendário para que esta proposta, que defende a introdução da língua portuguesa em todos os níveis de ensino, passe a lei, embora Xosé Carlos Morell indique que exista um prazo de quatro anos considerado razoável para a implementação do português nas escolas galegas.