Tempo
|

Berlusconi condenado a um ano de prisão

08 mai, 2013

Tribunal de recurso volta a condenar o ex-primeiro-ministro italiano.

Berlusconi condenado a um ano de prisão

O tribunal de recurso de Milão confirmou uma pena de prisão de um ano e proibição de exercício de qualquer actividade pública contra o ex-chefe de governo italiano Silvio Berlusconi, condenado por fraude fiscal no “caso Mediaset”.
 
O tribunal “declara inadmissível o recurso em apelo” dos acusados, incluindo o ex-primeiro-ministro, e “confirma a pena pronunciada em 26 de Outubro de 2012” em primeira instância, indicou a juiz-presidente.

No Outono, o tribunal de Milão pronunciou uma pena de quatro anos, de imediato reduzida a um ano devido a uma amnistia, e proibiu Berlusconi de exercer funções públicas durante cinco anos.

No processo, Silvio Berlusconi era acusado de aumentar artificialmente o preço dos direitos de difusão de filmes adquiridos através de sociedades paralelas que lhe pertenciam, no momento da venda dos produtos ao seu império audiovisual Mediaset.

O grupo teria assim constituído “depósitos” no estrangeiro através da redução dos seus lucros em Itália, para pagar menos impostos. De acordo com a investigação, o fisco italiano terá registado nestas operações uma perda de sete milhões de euros.