Tempo
|

Suspeitos dos atentados de Boston são dois irmãos chechenos

19 abr, 2013

Um dos alegados autores das explosões foi morto esta madrugada pelas autoridades. O segundo está a monte, tem 19 anos e é considerado perigoso.

Suspeitos dos atentados de Boston são dois irmãos chechenos
A identidade dos dois suspeitos das explosões de Boston, que fez três mortos e mais de 170 feridos, foi divulgada esta sexta-feira de manhã pelas autoridades norte-americanas. Trata-se de dois irmãos de origem chechena. A imprensa está a avançar que são muçulmanos, não sendo ainda claro se o ataque foi motivado por motivos religiosos. O mais velho dos dois identificava-se como sendo "muito religioso". 

Dzhokhar Tsarnaev será o nome do indivíduo que ainda está a monte, segundo a Associated Press. Tem 19 anos e está nos Estados Unidos há pelo menos dois anos, com residência em Cambridge, Massachussets. O nome do segundo irmão, que foi morto a tiro pelas autoridades depois de uma perseguição durante a madrugada, é Tamarlan Tsaraev.

Os dois irmãos eram residentes legais, segundo a imprensa norte-americana, fugiram da Chechénia no auge do conflito, tendo seguido para o Cazaquistão, de onde acabaram por viajar para Boston. Os pais dos rapazes ainda vivem na Rússia e à Associated Press descreveram os filhos como inteligentes e bem-sucedidos, dizendo que o mais novo, actualmente fugitivo, é "um verdadeiro anjo".

Uma página no Facebook em nome de Dzhokhar Tsarnaev foi fechada poucos minutos depois de divulgado o nome. Embora não seja possível confirmar que se trata da mesma pessoa, a Renascença ainda conseguiu consultar o perfil, que mostrava apenas uma fotografia de um jovem com capacete de estilo militar e uma metralhadora na mão.

Uma pesquisa mais aprofundada permite descobrir que um Dzhokhar Tsarnaev, de Cambridge, recebeu uma bolsa de 2.500 dólares do liceu local para prosseguir os estudos universitários. O mesmo é identificado como um campeão de luta livre do liceu.

Tamarlan Tsarnaev, que foi morto pela polícia, tinha 26 anos e estava a estudar engenharia no Bunker Hill College, em Boston. Segundo a CNN, terá escrito recentemente no seu perfil no Facebook que não tinha qualquer amigo americano e que não compreendia os americanos. Era praticante de artes marciais e de boxe. Num site que tem fotografias de Tamarlan a praticar boxe encontra-se uma imagem dele sem "t-shirt" com a legenda "Tamarlan não costuma retirar a camisa para não dar a ideia errada às raparigas" e depois é citado a dizer "sou muito religioso".

No mesmo site, o irmão confessa que gostaria de praticar boxe a nível olímpico e que preferia fazê-lo pelos Estados Unidos do que pela Rússia, a não ser que a Chechénia ganhasse independência.

Um utente do YouTube chamado Tamarlan Tsarnaev subscrevia a canais islamistas com nomes como "Allah is the One" [Alá é o único].

Na base da actual perseguição a Dzhokhar Tsarnaev está uma madrugada muito atribulada em Boston. As autoridades foram chamadas ao campus do Massachusetts Institute of Technology (MIT) depois de dois suspeitos terem abatido a tiro um polícia universitário ao tentarem assaltar uma loja de conveniência. Durante a perseguição, Tamarlan Tsarnaev foi atingido e morreu dos ferimentos, mas o outro, agora identificado como Dzhokhar Tsarnaev, conseguiu escapar e é agora alvo de uma intensa busca policial.


[notícia actualizada às 14h21]