Emissão Renascença | Ouvir Online

Musharraf foge de tribunal para não ser detido

18 abr, 2013

O antigo ditador do Paquistão tinha regressado ao país na esperança de conseguir ganhar um lugar na Assembleia Nacional mas ouviu um juiz a ordenar a sua detenção.

Musharraf foge de tribunal para não ser detido
Pervez Musharraf esteve no centro de um espectáculo pouco edificante esta manhã no Paquistão, quando fugiu de um tribunal para evitar ser detido pelas autoridades.

O general e antigo ditador do país regressou recentemente após quatro anos em Londres e no Dubai para tentar ganhar um lugar na Assembleia Nacional.

Mas o regresso ao Paquistão colocou-o à mercê de um sistema judicial que parece disposto a romper com o entendimento não escrito de não interferir com as mais altas esferas do poder e os seus actores.

Musharraf estava em liberdade depois de ter pago fiança mas ontem numa sessão no tribunal, onde é acusado de traição à pátria por ter ordenado a detenção de juízes em 2007, ouviu o juiz anular a fiança e a ordenar a sua detenção imediata.

Sem perder tempo, e perante a estupefacção de jornalistas e advogados que ainda o tentaram impedir, Musharraf abandonou o tribunal, entrou num automóvel que o esperava e partiu a alta velocidade. Neste momento o antigo ditador estará numa propriedade isolada e os seus advogados disseram que iam recorrer da decisão.