Emissão Renascença | Ouvir Online

Coreia do Norte entra em "estado de guerra"

30 mar, 2013

Tensão na península coreana continua a aumentar, depois do regime de Pyongyang ter ameaçado atacar bases norte-americanas na Coreia do Sul e no Pacífico.

Coreia do Norte entra em "estado de guerra"

A Coreia do Norte anunciou este sábado que está a entrar em “estado de guerra” contra a vizinha Coreia do Sul.

A notícia foi avançada pela agência de notícias estatal norte-coreana KCNA e confirma a escalada de hostilidade entre o regime de Pyongyang, a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

“A partir deste momento, as relações entre o Norte e o Sul vão entrar em estado de guerra e todos os assuntos que surgirem entre o Norte e o Sul serão resolvidos em conformidade”, avisa a Coreia do Norte, um dos países mais isolados do mundo.

A tensão na península coreana continua a aumentar. Na sexta-feira, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, tinha colocado os seus mísseis em estado de prontidão contra as bases norte-americanas na Coreia do Sul e na região do Pacífico.

A decisão foi tomada numa reunião de emergência entre Kim Jong-un e os generais, depois de dois aviões americanos, com capacidade nuclear, terem sobrevoado a Península Coreana no âmbito de exercícios militares.

Tecnicamente, as duas Coreias estão em estado de guerra desde o conflito de 1950-1953, que terminou com um armistício, mas sem um tratado formal de paz.

A Coreia do Norte tem apenas um partido e é liderada pela mesma família desde a guerra civil da década de 50 do século passado.

A dinastia começou com Kim Il-sung, conhecido como “O grande líder”, que morreu em 1994. O seu lugar foi então ocupado pelo seu filho Kim Jong-Il, a quem a população chamava o “O querido líder”. Kim Jong-Il morreu em 2011 e foi sucedido pelo filho Kim Jong-un.