Emissão Renascença | Ouvir Online

Chipre

Depósitos acima de 100 mil euros pagam 20% de imposto

23 mar, 2013

Acordo no Chipre terá sido alcançado este sábado, mas não há confirmação oficial.

Depósitos acima de 100 mil euros pagam 20% de imposto

O Chipre terá chegado a acordo com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional sobre o imposto sobre os depósitos bancários. Todos os que tiverem mais de 100 mil euros no Banco do Chipre vão ser taxados a 20%. Nos depósitos inferiores a 100 mil euros não haverá taxa.

A informação é avançada à Reuters por fonte oficial presente na reunião, mas que quis manter o anonimato. De acordo com este representante do Governo de Nicósia foi também decidido que os depósitos desse montante, mas noutros bancos, vão pagar uma taxa de 4%.

A mesma fonte garante que fora do acordo alcançado este sábado, com vista ao resgate do Chipre, fica a nacionalização dos fundos de pensões.

Falta apenas a confirmação do presidente do Chipre Nicos Anastasiades.

Esta é apenas uma componente do pacote que Chipre deverá apresentar aos parceiros da zona euro. As diferentes medidas serão analisadas este domingo, numa reunião extraordinária do Eurogrupo, que decorrerá em Bruxelas.

Em comunicado, Olli Rehn, comissário Europeu dos Assuntos Económicos e Monetários, afirma que o Chipre enfrenta uma situação muito complicada e que tem de tomar decisões difíceis. Garantiu ainda que a comissão europeia está a trabalhar para encontrar uma soluções e remete para a reunião do Eurogrupo, marcada para amanhã, mas sublinha, que não há soluções perfeitas disponíveis.

A confirmar-se este acordo, o país vai receber 10 mil milhões de euros de ajuda internacional para evitar a bancarrota.