Emissão Renascença | Ouvir Online

Novo caso de violação colectiva na Índia. Vítima é uma turista suíça

16 mar, 2013

Casal foi atacado por grupo de homens quando viajava de bicicleta com destino ao palácio Taj Mahal. A polícia está a interrogar cerca de 30 homens e prossegue as buscas no terreno.

Uma mulher de nacionalidade suíça foi vítima de uma violação colectiva na presença do marido quando acampavam no centro da Índia, no Estado de Madhya Pradesh. O casal descreveu às autoridades um grupo constituído por cerca de seis a oito homens.

Os atacantes "amarraram o homem e violaram a mulher na sua presença", disse o agente Afzal da polícia local, acrescentando que roubaram cerca de 140 euros, um telemóvel e um computador portátil. A polícia está a interrogar cerca de 30 homens e prossegue as buscas no terreno.

A mulher, com cerca de 40 anos, foi hospitalizada em Gwalior, localidade que fica a 340 quilómetros de Bhopal, a capital estadual.

Os dois turistas, que viajavam de bicicleta, dirigiam-se ao famoso palácio do Taj Mahal, em Agra.

Mais um ataque que vem dar força à vaga de protestos que varre o país após o ataque contra uma estudante a 16 de Dezembro do ano passado, num autocarro. A jovem, de 23 anos, acabou por falecer no hospital. A violação colectiva gerou uma onda de protestos e alimentou um debate nacional sobre o excesso de crimes sexuais na Índia, onde se regista uma violação a cada 20 minutos.

Cinco homens e um adolescente foram presos por alegado envolvimento com o ataque. Um deles foi encontrado morto, enforcado na sua cela, em circunstância que estão ainda a ser investigadas.