Emissão Renascença | Ouvir Online

Estudo

Portugueses entre os que mais usam telemóvel ao volante

15 mar, 2013

Quase um terço dos portugueses inquiridos leram ou enviaram mensagens e mais de 59% dos admitiram fazer chamadas enquanto conduzem.

Os portugueses estão entre os que mais usam o telemóvel ao volante. A conclusão é de um estudo do Departamento de Saúde norte-americano, que questionou mais de 10.300 condutores em sete países europeus e nos Estados Unidos.

De acordo com este trabalho, do Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças, quase um terço dos portugueses inquiridos, 31,3%, admitiu ter lido ou enviado mensagens por telemóvel ao volante, pelo menos uma vez nos últimos 30 dias.

Portugal surge no topo da lista, seguido de perto pelos Estados Unidos, com 31,2%. Espanha tem a percentagem mais baixa, quase 18%.

Quando a pergunta é se falou ao telemóvel enquanto conduzia, no último mês, os norte-americanos lideram, com mais de 68% de respostas positivas.

Na Europa, Portugal está mais uma vez em primeiro, com mais de 59% dos condutores a admitirem que fazem chamadas enquanto conduzem.

O Reino Unido é aqui o melhor aluno e condutor mais prudente, com 20% de respostas afirmativas.

Este estudo foi realizado em 2011, em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos.