Tempo
|

Tripulante de petroleiro continua desaparecido

06 mar, 2013

Situação está normalizada a bordo navio, onde deflagrou uma explosão, e o “risco de acidente ambiental é mínimo”, diz a Armada.

Continua desaparecido um dos tripulantes do petroleiro “Harbour Krystal”, que esta quarta-feira sofreu uma explosão a 13 milhas a sudoeste do Cabo Espichel, avança a Marinha Portuguesa.

Nas buscas ao tripulante de nacionalidade filipina estão envolvidos a corveta Jacinto Cândido, uma aeronave P3C Orion da Força Aérea e dois rebocadores contratados pelo armador, explica a Armada, em comunicado.

A situação está normalizada a bordo do petroleiro, onde deflagrou um incêndio após a explosão, e o “risco de acidente ambiental é mínimo”.

O navio “Harbour Krystal”, com bandeira das Bahamas, transporta uma carga de oito mil toneladas de nafta, um derivado do petróleo.

A explosão aconteceu na zona de proa, às 8h12 da manhã, e provocou danos na estrutura no navio.

O Centro de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC Lisboa) assumiu de imediato a coordenação das acções de apoio e de busca e salvamento, tendo sido empenhados na missão a Corveta Jacinto Cândido, um salva-vidas da estação salva-vidas de Sesimbra, um helicóptero EH 101 Merlin da Força Aérea, bem como dois navios mercantes que se encontravam nas proximidades. Simultaneamente foi lançado o alerta a toda a navegação na área.

Nas operações de busca e salvamento participou, entre as 12h20 e as 14h00, uma aeronave C-295 em substituição do helicóptero Merlin.