|

 Confirmados

 Suspeitos

 Recuperados

 Óbitos

Manifestação com cobertura de imagens em 360º

02 mar, 2013 • André Rodrigues

aLIVE Panoramics é o nome da tecnologia desenvolvida por uma pequena empresa do polo tecnológico da Universidade do Porto.

A manifestação “Que se lixe a troika” deste sábado vai ser alvo de experiência de uma aplicação 3D produzida pela 3Decide, uma startup tecnológica instalada no polo tecnológico da Universidade do Porto. Na prática, a nova funcionalidade permite produzir imagens de 360 graus associadas a informação complementar actualizável praticamente em tempo real.

aLIVE Panoramics é a tecnologia desenvolvida por uma pequena empresa do polo tecnológico da Universidade do Porto e vai permitir que as manifestações de Lisboa e Porto sejam acompanhadas quase em tempo real, com cobertura fotográfica em 360 graus e texto associado.

“Vamos ter duas equipas a trabalhar, uma no Porto outra em Lisboa e depois através do nosso sistema disponibilizamos os conteúdos. Estamos a prever fazer três a quatro actualizações ao longo do dia”. É uma espécie de documentário web, em modo “quase directo”, explica à Renascença Carlos Rebelo, director executivo da 3Decide.

Uma experiência diferente para esta equipa maioritariamente formada por engenheiros informáticos equipa de engenheiros e fotógrafos, um trabalho sem fins lucrativos, uma outra forma de levar o protesto de 2 de Março aos cidadãos.

“Queremos dar a possibilidade ao cidadão comum de participar na experiência e este é um evento que pertence a todos”, afirma Carlos Rebelo.

Por outro lado, “é um desafio a nós mesmos para mostrarmos que os portugueses têm empresas tecnológicas de elevada competência e no caso da 3Decide queremos demonstrar somos uma empresa que luta para que essa realidade seja cada vez maior”, conclui o director da 3Decide.

Em www.alivepanos.com/troikaportugal360 poderão ser consultadas quase em tempo real as imagens panorâmicas dos principais momentos deste 2 de Março, em Lisboa e no Porto, uma experiência para testar e aperfeiçoar uma nova tecnologia que a 3Decide pretende voltar a utilizar já este Verão na cobertura do festival luso-brasileiro “Ritmos e Danças”, no Porto.