Emissão Renascença | Ouvir Online

Neve impede crianças de ir à escola e carros de circular

27 fev, 2013

Nevou durante toda a noite em Bragança e em Chaves, por exemplo. Há camiões imobilizados no IP4, estradas cortadas e outras condicionadas. Autoridades aconselham cautela na condução.

Neve impede crianças de ir à escola e carros de circular

As escolas do concelho de Bragança estão fechadas. A neve cai desde o início da madrugada e impede a circulação de transportes públicos.

Há também várias vias encerradas, como a auto-estrada nº4/IP4, cortada em dois locais: no nó de acesso a Bragança, vulgo Catarias, e no Alto de Roças, a Nacional 103, que liga Bragança a Vinhais, a transitar com muita dificuldade, e a Nacional 206 também cortada”, como indica à Renascença o comandante do Destacamento de Trânsito da GNR local, Hernâni Martins.

A cidade de Chaves também acordou coberta de neve, situação que não vivia desde 2001. Ainda não há estradas cortadas, mas há várias condicionadas, também por causa da neve. Não há condições para deslocar as crianças das aldeias, pelo que a maioria não vai à escola. Na cidade, como a quota é baixa, ainda se pode circular.

Não há, assim, aulas em Chaves, concelho que acordou pintado de branco, tal como alguns concelhos limítrofes, onde a neve continua a cair com grande intensidade.

Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços, são os concelhos mais afectados da sub-região do Alto Tâmega e Barroso.

No concelho de Boticas, as estradas estão "muito condicionadas", pelo que encerraram as escolas "por precaução", tal como as Estradas Nacionais 311 e 312.

Nas aldeias "mais altas" da vila, só é possível circular com veículos equipados com correntes de neve ou atracção.

A autarquia vai assegurar a distribuição das refeições aos idosos beneficiários do apoio domiciliário.

Segundo o comandante dos Bombeiros de Montalegre, David Teixeira, as estradas do concelho estão "todas transitáveis", mas os condutores devem ter atenção redobrada.

Com 11 limpa-neves no terreno desde as 6h00, as escolas foram "apenas" encerradas porque os motoristas dos transportes escolares tiveram "medo", sendo que continua a nevar "com intensidade".

Em Valpaços, segundo a responsável da Protecção civil, as escolas estão a funcionar "a meio gás", excepto a da vila de Carrazedo de Montenegro, que encerrou.

A Nacional 206 está "muito condicionada".

A GNR alerta os condutores para se prepararem no caso de viagens longas e circularem com "o máximo de precaução".


Camiões imobilizados no IP4, em Bragança
O principal itinerário do distrito de Bragança está cortado ao trânsito na zona do Alto de Rossas, devido à acumulação de neve e gelo. Estão três camiões imobilizados no local.

A zona do IP4 que liga à fronteira, em Bragança, e ao Porto é das mais críticas quando neva e as autoridades ainda não têm previsão sobre a reabertura, apesar de as autoridades estarem a proceder à limpeza do local, a cerca de 15 quilómetros da cidade de Bragança.

A acumulação de neve e gelo levou também ao corte da Estrada Nacional 103, entre Bragança e Vinhais, e da 206, que liga Bragança ao Zóio, na Serra da Nogueira.

A autarquia de Bragança espera que as condições melhorem ao longo do dia.


Aulas suspensas em cinco concelhos da Guarda
A neve obrigou a fechar os estabelecimentos de ensino dos municípios de Meda, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.

"Caiu bastante neve nestas zonas e os transportes escolares não funcionaram", afirma fonte autárquica e do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) à agência Lusa.

Na cidade da Guarda, onde tem nevado durante a manhã, "não há registo de constrangimentos rodoviários", referiu o CDOS.


Escola fechada em Pedras Salgadas afecta 400 alunos
A Escola Básica Integrada de Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, está fechada devido à neve, pelo que 400 alunos não têm aulas e também não puderam ir ao circo, como planeado para os 1500 alunos do primeiro ciclo e pré-escolar do concelho.

Foi cancelado o transporte escolar das zonas mais altas de Murça e Ribeira de Pena.

Em Vila Pouca de Aguiar, a neve afectou mais a zona norte do concelho, onde, por precaução, esta manhã não se efectuou o transporte escolar de algumas aldeias da zona da serra da Padrela.

Pela mesma razão, em Ribeira de Pena, o presidente da autarquia, Agostinho Pinto, refere que não houve transporte escolar das aldeias de montanha, como Alvadia, Macieira e Canedo.

Mas as aulas decorrem com normalidade neste concelho.

O mesmo aconteceu em Murça, onde o presidente da Câmara, João Teixeira, disse que o município optou por suspender o transporte escolar das zonas de Jou e Valongo de Milhais, localizadas na denominada zona da Terra Fria.

No distrito de Vila Real, a queda de neve afectou principalmente os concelhos do Alto Tâmega, localizados a norte, obrigando ao encerramento de escolas em Boticas, Montalegre, Chaves e Valpaços.



[Notícia actualizada às 10h50, com mais dados sobre estradas cortadas e escolas fechadas]