Emissão Renascença | Ouvir Online

Nazaré

À espera que os euros cresçam como as ondas

29 jan, 2013

Havaiano Garret MacNamara pode ter batido novo recorde na Nazaré, que espera tornar-se destino dos amantes do surf.

À espera que os euros cresçam como as ondas

Este homem pode estar a arrancar euros das ondas e há toda uma economia local na expectativa.

Garret MacNamara é surfista e já tinha ido à Nazaré domar uma parede de água de 23,5 metros em 2011. Esta segunda-feira, parece que o recorde subiu para 30 metros. Ainda falta a devida validação oficial, mas a Nazaré já ganha: as imagens e as palavras sobre estas ondas gigantes andam a provocar espanto onde há gente. E a Nazaré espera ganhar ainda mais.

"[Isto] tem um efeito multiplicador. Daqui a um ou dois anos, pode vir a atenuar a sazonalidade para o comércio, para a restauração e para a hotelaria da zona", considera Miguel Mousinho, da empresa municipal Nazaré Qualifica.

As ondas gigantes têm chamado mais surfistas até à Praia no Norte. Todos querem subir as paredes de água que atingem os 10, 20 e até 30 metros de altura. Em 2011, Garret MacNamara bateu o recorde da maior onda do mundo jamais surfada - a tal de 23,5 metros. Na segunda-feira, parece que deslizou mais alto - 30 metros.

"Quem assistiu diz que é a maior onda, mas isto é o senso comum, como é óbvio. Nós achamos que será a maior. De qualquer maneira, vamos aguardar pelos resultados, porque há um conjunto de factores em termos métricos para este tipo de evento", explica Miguel Mousinho.

Recorde ou não, as ondas da Nazaré continuam a fazer imagens inesperadas. É ver Garret MacNamara a domar tanto metro de água.