Tempo
|

Aveiro

Armador notificado para remover navio encalhado

22 jan, 2013

Tem um prazo de 30 dias para apresentar um plano, visando a remoção da embarcação de 84 metros.

Armador notificado para remover navio encalhado
O armador do cargueiro "Merle", que encalhou no sábado a sul da praia da Torreira, Murtosa, foi notificado segunda-feira para retirar o combustível e o navio do local.

Tem agora um prazo de 30 dias para apresentar o plano, visando a remoção da embarcação de 84 metros.

O armador deve garantir a rápida transferência das cerca de 10 toneladas de combustível que se encontram nos porões do navio.

Entretanto, a Direcção de Combate à Poluição do Mar colocou algum material antipoluição junto ao local onde o navio encalhou, para ser usado em caso de emergência, tentando evitar os efeitos de uma eventual "maré negra".

Por causa do mau tempo, a autoridade marítima nacional decidiu colocar o seu pessoal e o material de uma forma preventiva para evitar um derrame de combustível.

Neste momento, estão a decorrer as inquirições aos tripulantes do navio (cinco turcos e um cidadão do Azerbaijão), no âmbito do inquérito para apurar as causas do acidente.

O navio com bandeira das Ilhas Cook, que zarpou de Inglaterra com destino a Huelva, em Espanha, encalhou no sábado, com seis tripulantes a bordo, a sul da praia da Torreira, numa altura em que as condições marítimas eram muito adversas.