Emissão Renascença | Ouvir Online

Colisão de comboios em Coimbra. Há 21 feridos confirmados

21 jan, 2013

Colisão envolveu um comboio Intercidades e um comboio regional, na estação de Alfarelos. Circulação está cortada na Linha do Norte.

Colisão de comboios em Coimbra. Há 21 feridos confirmados
Dois comboios chocaram esta segunda-feira à noite na estação de Alfarelos, freguesia de Granja do Ulmeiro, em Coimbra. O acidente fez 21 feridos, dos quais 14 foram transportados para os Hospitais da Universidade de Coimbra e sete receberam assistência no local do desastre. Nove pessoas tiveram de receber apoio psicológico. Este acidente na Linha do Norte envolveu um comboio Intercidades e um comboio regional, avança a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Dois comboios chocaram esta segunda-feira à noite na estação de Alfarelos, freguesia de Granja do Ulmeiro, em Coimbra.

O número de feridos ligeiros aumentou de 14 para 21, avançou à Renascença fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra. Um total de 14 feridos foram transportados para os Hospitais da Universidade de Coimbra e sete receberam assistência no local do desastre. Nove pessoas tiveram de receber apoio psicológico.

Este acidente na Linha do Norte envolveu um comboio Intercidades e um comboio regional, avança a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Os dois comboios envolvidos no acidente transportavam um total de 77 passageiros. De acordo com o 2º comandante operacional distrital, Paulo Palrilha, o Regional, que fazia a ligação entre Entroncamento e Coimbra, transportava na ocasião cinco pessoas, ao passo que o Intercidades, entre Lisboa e Porto, levava 72 passageiros.

No local estiveram 163 bombeiros e elementos dos serviços de emergência, apoiados por mais de 40 viaturas.

De acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários de Soure, o alerta foi dado pouco antes das 22h00 e as equipas chegaram ao local poucos minutos depois.

A circulação ferroviária encontra-se interrompida na linha do Norte, diz a Proteção Civil.

A CP abriu inquérito para apurar as causas do acidente.

Um total de sete comboios ficaram parados na Linha do Norte. A CP procedeu ao transbordo dos passageiros que seguiam nessas composições.

"Carruagem completamente desfeita"
Ouvido pela Renascença, Rui Ferraz, morador na freguesia de Granja do Ulmeiro, conta que o comboio Intercidades terá embatido por trás no comboio regional.

“Uma das carruagens do regional, não sei se será a primeira, passou por cima da máquina do Intercidades e está por cima. Deus queira que não esteja ninguém dentro dessa carruagem, porque a carruagem está completamente desfeita em cima do outro comboio”, refere Rui Ferraz.

Luís Pedro, habitante naquela zona, adianta que foi montado um hospital de campanha junto à estação de Alfarelos, "coordenado pela Protecção Civil e pelos bombeiros de Soure". "Estão a chegar constantemente carros do INEM, agora chegou do corpo de intervenção da GNR, está aqui muita multidão”, conta.

“Montaram aqui um parque de ambulâncias, devem cá estar uma 50 ambulâncias ou mais do distrito todo de Coimbra”, diz a mesma fonte.

“Parece que foi um comboio Intercidades que ia a passar aqui na estação de Alfarelos, Granja do Ulmeiro, e estava um comboio regional parado supostamente numa linha ao lado para deixar passar e algo aconteceu que o Intercidades acertou-lhe. Tem uma carruagem no ar, na vertical, e o comboio regional deitado de lado”, diz Luís Pedro.

Bombeiros fazem nova busca

O comandante Carlos Luís, dos Bombeiros Voluntários de Soure, confirma 11 feridos e adianta que está a ser realizada uma nova busca para detectar se há mais alguma vítima nos escombros.

“Uma cabine de comboio ficou muito danificada”, adiantou a mesma fonte em declarações à em RTP Informação. 

As causas do acidente serão apuradas pela REFER, afirmou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Soure.

[Notícia actualizada às 1h11 - Número de feridos aumenta de 14 para 21]