Emissão Renascença | Ouvir Online

Agricultores pagam 25% dos prejuízos do mau tempo

21 jan, 2013

Não há ainda contas finais dos prejuízos, mas a ministra da Agricultura garante apoios no valor de 75% do Estado.

Agricultores pagam 25% dos prejuízos do mau tempo

Os agricultores afectados pelo mau tempo no último fim-de-semana vão poder aceder a financiamento do PRODER (Programa de Desenvolvimento de Rural) ou através de linhas de crédito com apoio do Estado a 75%.

O anúncio foi reafirmado pela ministra da Agricultura, Assunção Cristas, de visita, esta tarde, à zona da Póvoa do Varzim, para constatar no terreno os estragos do vendaval.

A ministra explicou como podem funcionar os apoios, sendo que uma parcela de 25% terá de ser suportada pelos agricultores.

“Temos, com um conjunto de oito bancos, assinado um protocolo para uma linha de crédito para projectos PRODER de cerca de 1500 milhões de euros. A partir do agricultor, neste caso, é a parte mais pequena, porque são situações excepcionais”, disse.

A ministra da Agricultura acrescentou que terá de articular com o ministro da Segurança Social, mais apoios para as famílias dos agricultores afectados pelo temporal.

A ministra revelou que “ainda é prematuro” fazer uma estimativa dos estragos, mas que já “há um primeiro levantamento feito”.