Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugueses consumiram menos electricidade em 2012

04 jan, 2013

Francisco Ferreira, da associação ambientalista QUERCUS, explica a baixa do consumo da electricidade com a crise que o país está a viver.

O consumo de energia eléctrica baixou 3,6% em 2012, recuando para valores de 2006, segundo dados avançados  pela REN - Rede Energética Nacional.

Ainda segundo este estudo, 2012 foi o segundo ano consecutivo de redução de consumos, que acumulam já uma quebra de 6% face ao máximo ocorrido em 2010.

Esta quebra do consumo acontece num ano marcado pela descida da produção hidroeléctrica e por um crescimento da produção eólica e da importação de electricidade.

Apesar de alguma melhoria no final do ano, as afluências aos aproveitamentos hidroeléctricos ficaram a 48% dos valores considerados normais e a produção de energia eólica aumentou 11% em 2012.

Quanto às centrais térmicas a carvão e gás natural abasteceram 47% do consumo, enquanto as importações asseguraram os restantes 16%.

Em declarações à Renascença, Francisco Ferreira, da associação ambientalista QUERCUS, explica a baixa do consumo da electricidade com a crise que o país está a viver.

“A expectativa e de nós termos uma quebra do PIB da ordem dos 3% e o mesmo acontece no consumo de electricidade. Não esqueçamos que houve um enorme aumento do preço da electricidade por causa da passagem do IVA de 5% para 23% e também tem havido um aumento mais ou menos consistente com a inflação. E as pessoas retraíram-se face a estes maiores preços”, afirma Francisco Ferreira.