Emissão Renascença | Ouvir Online

Pão e leite devem manter preços em 2013

31 dez, 2012

Panificadores e produtores admitem dificuldades, mas não querem que os consumidores sejam mais penalizados.

O pão e o leite, dois bens essenciais, não devem sofrer aumentos no novo ano. A crise económica dita a necessidade de contenção também ao nível dos preços.

“Nós, industriais do sector, apesar de estarmos com dificuldade há bastante tempo, vamos tentar manter os preços do pão ao longo de 2013. Está em causa não perdermos o mercado, mantermos os nossos postos de trabalho e, efectivamente, o consumidor já não aguenta mais subidas de produtos, sobretudo, o que é comprado todos os dias”, afirma à Renascença o presidente da Associação Portuguesa da Industria da Panificação, José Francisco Silva.

Do lado dos produtores de leite, Pedro Pimenta concorda que não há condições para subida de preços.

“Não acredito muito que suba, até porque a condição do país não permite isso, mas o consumidor também tem de estar sensível ao facto de os produtores de leite nacionais estarem a atravessar uma situação muito complicada e precisarem, urgentemente, que o preço na produção suba”, afirma.

O responsável da Associação de Produtores de Leite de Portugal sublinha que “se houver uma melhor distribuição das margens, o consumidor não tem de pagar mais pelo litro de leite”.

“Tem de haver uma melhor distribuição das margens entre a indústria, a grande distribuição e o produtor. Não podem sobreviver a indústria e a grande distribuição e o produtor morrer”, defende.