Tempo
|

Obciber

Renascença vence prémio de excelência geral em ciberjornalismo

07 dez, 2012

Site da Renascença eleito numa categoria em que estavam nomeados os sites do "Público" e do "Jornal de Notícias".

Renascença vence prémio de excelência geral em ciberjornalismo
A Renascença venceu, pelo terceiro ano consecutivo, a principal categoria dos prémios de ciberjornalismo atribuídos pelo Observatório de Ciberjornalismo (Obciber) da Universidade do Porto.

O prémio de excelência geral em ciberjornalismo foi atribuído ao site da Renascença, numa categoria em que estavam ainda nomeados os sites do jornal "Público" e do "Jornal de Notícias". Na votação online que decorreu antes de o júri anunciar a sua decisão, a Renascença também reuniu a maioria dos votos do público.

Além da excelência geral, que acabou por vencer, a Renascença tinha mais cinco nomeações nos prémios do Obciber. Na categoria de última hora, o trabalho desenvolvido quando Pedro Passos Coelho anunciou a Portugal mexidas na Taxa Social Única, medida que acabou por não avançar, foi nomeado pelo júri. No dia em que o primeiro-ministro anunciou esta decisão, a Renascença desenvolveu um simulador que mostrava que as perdas líquidas com a medida eram superiores a um salário - a Renascença foi o primeiro órgão de comunicação social a noticiar esta conclusão. O simulador também possibilitava que qualquer pessoa fizesse as suas contas.

O prémio para a última hora acabou por ir para um trabalho do "Jornal de Notícias" sobre a implosão da Torre do Aleixo, no Porto. Na votação online, a maioria dos votos do público foi para o trabalho da Renascença sobre as mexidas na Taxa Social Única.

Na categoria de reportagem multimédia, a Renascença tinha duas nomeações: "O Fim da Linha", um trabalho que retrata um Portugal que perdeu 600 quilómetros de linha ferroviária, e "As Pessoas Não São Números", que aborda um dos maiores problemas do país - o desemprego. O "Expresso" venceu esta categoria, com o trabalho "A noite em que a polícia prendeu 1500 estudantes". Na votação online, a maioria dos votos foi para "O Fim da Linha", da Renascença.

Na categoria de videojornalismo "online", a Renascença tinha igualmente duas nomeações: "Os Dias no Mar", que relata a vida a bordo do veleiro Santa Maria Manuela, e "Quem Seremos Depois da Crise", trabalho que dá pistas para um país que procura a retoma. O "Jornal de Notícias" venceu com um documentário sobre os 20 anos do festival de Paredes de Coura. Na votação "online", a maioria dos votos do público também foi para o trabalho do "Jornal de Notícias".

Na categoria de infografia, venceu um trabalho do "Expresso" designado "360 pedaços de céu".

Os prémios de ciberjornalismo visam reconhecer o que de melhor é produzido em Portugal na área do ciberjornalismo.