Emissão Renascença | Ouvir Online

Autarca do Porto acusa Governo de discriminação

05 dez, 2012

Rio dá o exemplo de uma verba que já não é paga há dois anos e queixa-se ainda de haver vários dossiers parados por culpa do Executivo.

Autarca do Porto acusa Governo de discriminação

Rui Rio acusa o Estado de perpetuar a dívida contratualizada com a Câmara do Porto para a reabilitação urbana. Trata-se de uma verba de 1,2 milhões de euros que deveriam ser pagos anualmente, mas que o município já não recebe há dois anos.

O autarca do Porto fala de discriminação por parte do Estado central em relação à segunda maior cidade do país.

“O apoio que o Estado dá à segunda cidade do país para este projecto, que em primeira linha é da sua responsabilidade, é anualmente da ordem de 1,2 milhões de euros e já não paga há dois anos, acho que tenho o imperativo de sublinhar este disparate”, disse.

Rui Rio pergunta: “Que podemos nós esperar do desenvolvimento do país quando os comportamentos são estes. Isto chegou a um patamar que é de mais e eu não quero ser co-responsável com a situação que o país atravessa”.

Já em declarações aos jornalistas, após a cerimónia do 16º Centro Histórico do Porto – Património Mundial, Rio criticou o arrastar de vários dossiers pendentes relacionados com a Câmara Municipal do Porto.

“As coisas não andam porque não tem havido capacidade para as fazer andar. Espero que as coisas se alterem. Já tenho dossiers a mais que se arrastam e não se consegue resolver. O Governo tem que funcionar melhor”, acrescenta.