Fim-de-semana de ajuda alimentar nos supermercados
30 nov, 2012 • Ana Lisboa
É a campanha do Banco Alimentar Contra a Fome, que ajuda no sustento de 3% da população portuguesa. É também possível contribuir através da Internet e de vales.
O Banco Alimentar Contra a Fome lança, este fim-de-semana, uma nova campanha de recolha de alimentos.
Aderem à acção mais de 1500 hiper e supermercados e 38 mil voluntários, que vão recolher os bens entregues pelos consumidores.
Diariamente, os 20 bancos alimentares existentes em Portugal distribuem comida a mais de 2.300 instituições, que, por sua vez a distribuem em forma de cabazes ou refeições confeccionadas, servidas nas creches, centros de dia, lares de idosos, ateliers de tempos livres e outras valências. São 370 mil pessoas – ou seja, 3% da população – quer recebem esta ajuda.
A ajuda do Banco Alimentar é fundamental, sobretudo, para apoiar desempregados, crianças e idosos, os mais afectados pela crise económica que está a atingir famílias inteiras, muitas delas confrontadas pela primeira vez com a situação.
E têm aumentado os pedidos de apoio junto dos bancos alimentares. No ano passado, só a delegação de Lisboa recebeu mais 790 pedidos de pessoas carenciadas.
Os produtos chegam Banco Alimentar Contra a Fome de vários proveniências. A maioria provém da indústria agro-alimentar, mas também chegam do programa comunitário de ajuda alimentar a carenciados (os excedentes da União Europeia).
Em terceiro lugar, estão as contribuições das duas campanhas anuais de recolha de alimentos nos super e hipermercados, uma ajuda que se pauta, não só pela quantidade, como também pela diversidade.
Em Lisboa, há ainda uma ajuda importante: os produtos frescos não comercializados e entregues pelo mercado abastecedor da região.
No ano passado, foram recolhidas, no total, mais de 30 mil toneladas de alimentos, o equivalente a uma entrega diária de 120 toneladas.
Outra fonte de recolha inovadora passa por doações online. O site do Banco Alimentar Contra a Fome é acedido por internautas de 94 países, que provocaram mais de 55 mil cliques e permitiram recolher uma quantidade expressiva de produtos.