Emissão Renascença | Ouvir Online

Campanha quer proteger mulheres e crianças contra a violência doméstica

23 nov, 2012

Secretária de Estado explica que a campanha pretende dizer às mulheres para se libertarem “uma situação de violência que lhes faz mal a elas e aos seus filhos”.

Muitos episódios de violência doméstica são presenciados pelas crianças e, por isso, a nova campanha do Governo, lançada esta sexta-feira à tarde, pretende alertar para os efeitos negativos nas crianças que presenciam actos de violência contra as mães. 

“O alvo desta campanha são as mulheres vítimas de violência doméstica que têm filhos e que, erradamente, supõem que devem suportar tudo por amor aos seus filhos e que a melhor forma de os proteger é manterem aquela relação”, explica a secretária de Estado da Igualdade, Teresa Morais, para quem esta atitude não ajuda as crianças e pode mesmo deixar marcas para o resto da vida. 

Teresa Morais sublinha que o objectivo da campanha é “dizer a estas mulheres que, quando lhes batem a elas, há mais alguém que fica marcado, às vezes fisicamente e quase sempre psicologicamente, para o resto da vida”.

"Queremos encorajá-las a libertarem-se de uma situação de violência que lhes faz mal a elas e aos seus filhos”, acrescenta.

A nova campanha contra a violência doméstica é lançada esta tarde pela Comissão para a Igualdade de Género.