Emissão Renascença | Ouvir Online

Douro Boys ganham prémio de melhor pequena empresa europeia

15 nov, 2012 • Paulo Ribeiro Pinto

Os rapazes do Douro são cinco amigos, agora mais uma rapariga, que decidiram inovar na forma de comunicar os vinhos da mais antiga região demarcada do mundo.

Douro Boys ganham prémio de melhor pequena empresa europeia

A empresa Douro Boys foi distinguida esta quinta-feira no Chipre com o prémio de melhor pequena ou média empresa europeia, na categoria internacionalização.

Os rapazes do Douro são cinco amigos que decidiram inovar na forma de comunicar os vinhos da mais antiga região demarcada do mundo. A associação nasceu em 2002 para juntar cinco quintas que, sozinhas, não conseguiam ir tão longe lá fora.

“Achámos que era interessante, valorizava e criava valor acrescentado, sermos cinco produtores que partilham a mesma preocupação em termos da qualidade dos vinhos e com a mesma fé e crença no grande potencial que existe no Douro”, diz Francisco Olazabal, desde o início na Douro Boys, tal como Jorge Roquette que faz um balanço muito positivo destes 10 anos.

“Passámos de vendas de cerca de quatro milhões de euros para cerca de 12 milhões, portanto triplicámos as vendas neste intervalo de 10 anos. As exportações cresceram também com o mesmo ritmo, na ordem também de três vezes mais.”

E aos rapazes juntou-se entretanto uma rapariga: “A rapariga é a filha do Francisco Olazabal, a Luisa Olazabal, uma ‘Douro Girl’, digamos assim”, diz Jorge Roquette.

A associação Douro Boys foi nomeada para os prémios europeus de pequenas e médias empresas na categoria internacionalização e para Francisco Olazabal só isso já é um prémio.

Os rapazes do Douro concorreram ombro a ombro com um projecto eslovaco para apoio à internacionalização de empresas.